Golpe do MEI: ladrões criam sites falsos para roubar empreendedores

Os golpistas da internet estão sempre se atualizando para cometer seus crimes, e quem pensou que em 2022 as coisas seriam diferentes, se enganou. O golpe agora é direcionado para quem quer se tornar MEI.

Os criminosos não deixam a vida do empreendedor brasileiro em paz nem na internet, o novo golpe agora é direcionado para os profissionais que querem abrir um Microempreendedor Individual (MEI).

Esses ladrões estão criando sites falsos para atrair os profissionais que desejam se tornar MEIs, ao clicar no site o empreendedor coloca seus dados e efetua pagamentos, que são direcionados para esses golpistas.

Microempreendedor Individual (MEI)

O Microempreendedor Individual surgiu em 2008 com o objetivo de formalizar profissionais que exerciam suas atividades de maneira informal, o MEI é um programa que já ajudou e continua ajudando milhões de empreendedores.

Abrir um MEI é gratuito, e o processo é feito pela internet, basta o empreendedor estar de acordo com as seguintes regras:

Ter faturamento anual máximo de até R$ 81 mil;
Não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa;
Exercer uma dentre as 466 atividades autorizadas.
Para aprender como abrir um MEI clique aqui.

O Golpe do MEI

O MEI é um modelo empresarial que atrai milhões de empreendedores, pois esses profissionais ganham diversas vantagens como facilidade para conseguir empréstimos, direito à aposentadoria, auxílios em caso de doença ou acidente entre outras vantagens.

Com isso, muitos golpistas se aproveitam da popularidade do MEI para arrancar dinheiro dos empreendedores, o golpe do MEI é realizado da seguinte forma:

Os golpistas criam sites falsos que se parecem com o site do governo que serve para o profissional formalizar o MEI, e o site pode ter grande semelhanças com o verdadeiro, utilizando até o símbolo do governo.

Após a criação dos sites, eles utilizam de diversos meios para que esses sites assumam um posicionamento privilegiado no Google, conseguindo que esses sites assumam uma boa posição eles aplicam o golpe.

Eles cobram valores para abrir um MEI e, além disso, roubam os dados do cidadão que estava tentando trabalhar formalmente.

 

Como evitar um golpe ao abrir um MEI

Para evitar cair no golpe do MEI fique atento, olhe lá em cima na barra de pesquisa e verifique se o domínio do site é “gov.br”, sites com os seguintes domínios (que finjam ser do governo) podem ser golpes:

“.com”;
“.org.br”;
“.com.br”;

Entre outros domínios, os sites governamentais terão sempre o domínio “.gov.br”. A abertura de um MEI é gratuita, mas se você que se tornar MEI, fique atento para não cair em golpes.

 

Atendimento ao cliente