fbpx

Como um fluxo de caixa pode fazer a sua empresa crescer?

Para um controle eficiente da realidade empresarial, assim como os caminhos e as metas que devem ser traçadas e alcançadas pelo corpo operacional, é de fundamental importância ter uma análise de como está a situação econômica atual do empreendimento, assim o fluxo de caixa pode ser o seu melhor amigo.

Ele se faz um meio essencial para a análise e o acompanhamento da saúde financeira e administrativa de sua empresa.

A gestão do fluxo de caixa é uma ferramenta protagonista para quem deseja acompanhar de perto e ter um controle integral de todas as movimentações financeiras da empresa, tanto de entrada como de saída, em um certo período de tempo.

Somente dessa forma, com dados detalhados dos investimentos e dos lucros associativos, é possível adotar medidas administrativas que possam sanar qualquer demanda para o crescimento.

Quais os benefícios de um Fluxo de Caixa?

O ponto mais básico e essencial para o funcionamento e para o permanecimento de uma empresa no mercado de trabalho é sempre ter lucro em suas ações.

Para isso, a regra é clara: tenha o seu fluxo de caixa positivo. Nesse contexto, com um fluxo de caixa positivo, isso significa que há maior quantia de dinheiro retornando para a empresa do que sendo investido.

Assim, no ponto de vista administrativo financeiro, o seu empreendimento está tendo um retorno lucrativo. No caso contrário, com um fluxo de caixa negativo, o lucro não está sendo alcançado, e, portanto, medidas logísticas para reverter esse quadro precisam ser tomadas.

Quanto mais claro e direto os dados sobre o fluxo de caixa forem fornecidos, mais fácil será a análise e o acompanhamento, de forma a ter sempre uma realidade positiva para a saúde financeira de sua empresa e para o desenvolvimento de seu negócio.

Os benefícios do controle de fluxo de caixa são muitos, entre eles:

Maior gerenciamento de dados

Com uma análise controlada dos dados financeiros da empresa, a gestão é capaz de identificar e solucionar qualquer obstáculo para o crescimento corporativo.

De fato, com a discriminação dos dados de entrada e saída de cada ação e etapa administrativa, é possível identificar, de modo estratégico e focado, qual cliente, por exemplo, é mais lucrativo e qual está sendo mais custoso.

O mesmo vale para ações de marketing e compras, servindo como uma régua para a tomada de decisões em todas as áreas do negócio.

Controle financeiro

Assim, tendo uma análise íntima do fluxo de caixa, e, consequentemente, com os dados estabelecidos, é possível determinar a necessidade de diminuir os gastos ou aumentar o lucro.

Com isso, previsões podem ser feitas acerca da situação econômica da corporação, e medidas logísticas para o reajuste positivo desse indicador podem ser adotadas de maneira rápida e eficiente, controlando, antecipadamente, consequências mais graves.

Planejamento financeiro mais eficiente

Com o estabelecimento do fluxo de caixa, os benefícios a longo prazo são enormes também.

De fato, com o diagnóstico das fragilidades e das potências monetárias da empresa, a gestão é capaz de planejar o poder financeiro de forma mais eficiente, manejando quais medidas serão mais benéficas para a saúde empresarial e seu capital.

Além disso, em uma análise de fluxo de caixa anual, é possível ter manejos na gestão de modo a atenuar quedas no lucro que são recorrentes em certos meses.

Se todo ano, a sua empresa possui um retorno menor no segundo trimestre do ano, por exemplo, a administração pode tomar medidas antecipadas para minimizar os impactos decorrentes desse menor lucro nesse período.

Tomada de decisões mais assertivas

Quando se tem uma análise eficiente da realidade financeira de sua empresa, os riscos de perda monetária são muito reduzidos.

Desse modo, o conhecimento do funcionamento do fluxo de caixa de sua empresa possibilita a tomada de decisões mais assertivas, diminuindo a margem de erro.

Para isso, o LC Dashboard é a ferramenta perfeita para oferecer informações capazes de ajudar nessas tomadas de decisões com mais assertividade e segurança, além de simplificar o diagnóstico dos problemas e dos pontos positivos na gestão financeira da sua empresa.

Se o seu objetivo é ter um manejo mais fidedigno da realidade monetária de seu empreendimento, alcançando a melhoria da gestão e aumentando os lucros operacionais, o controle do fluxo de caixa empresarial deve ser fortemente considerado como aliado para o alcance desse objetivo.

Como implementar um fluxo de caixa agora mesmo?

Para implementar essa ferramenta de controle monetário e logístico, o setor financeiro necessita de muita disciplina e rigor, uma vez que todas as informações são valiosas, e a perda de um dado pode afetar o balanço final do fluxo de caixa.

Graças ao avanço tecnológico, atualmente podemos contar com a ajuda de um sistema de gestão completo e especializado, capaz de automatizar essa tarefa, tornando-a mais rápida e eficiente.

Para isso, você pode contar com a LC Sistemas na hora de escolher o melhor software para te ajudar nesse processo!

O software da LC Sistemas apresenta diversas funcionalidades, entre elas, o fluxo de caixa. Desse modo, o processo de análise e diagnóstico da realidade financeira de sua empresa é facilitado e potencializado, com respostas rápidas e diretas.

Além de promover uma gestão simplificada, esse software também proporciona um exame de dados seguro, garantindo que as informações sobre as movimentações monetárias de seu empreendimento estejam protegidas.

Desse modo, a administração pode contar com uma ajuda na análise dos dados de capital da empresa, e, de forma quase instantânea, saber como está a saúde financeira corporativa, potencializando o tempo de reação e os efeitos das medidas logísticas tomadas para reverter o quadro negativo e proporcionar o crescimento da empresa.

Não deixe a gestão de uma parte tão importante da sua empresa para qualquer um, venha conhecer quem é referência na área!

Para saber mais, basta clicar no botão abaixo que um time de especialistas irá te orientar e ajudar escolher o que melhor se encaixa para o seu negócio.